Sabia que 60% das empresas planejavam acelerar seus investimentos em soluções de Business Intelligence em 2016, de acordo com estudo da Forbes Insights? Outro estudo da consultoria Gartner, previa que a nível mundial, os mercados de B.I e analytics atingissem US$ 22,8 bilhões só em 2020.
Com as constantes mudanças econômicas, o crescente volume de dados e a pressão do mercado por decisões eficazes e rentáveis, o Business Intelligence, ou B.I, tornou- se indispensável para auxiliar os administradores na visualização de cenários complexos e importante item estratégico.
Business Intelligence: vantagens para todos
O B.I auxilia na integração e centralização dos dados de negócios. Com isso, é possível que os gestores obtenham uma visão consistente das operações, mais clara e rica em detalhes. Por ser adaptável, ele pode ser usado em diversos setores como: saúde, tecnologia da informação ou educação.
Na saúde
A utilização de informações corretas coletadas pelo B.I permite que os gestores definam estratégias de atenção primária, secundária e terciária, bem como a gestão direta de atenção à saúde. A capacidade de extrair vários tipos de relatórios, gráficos e painéis (ou dashboards) aumentou o potencial analítico quantitativo e qualitativo das equipes que realizam tarefas ligadas ao planejamento, monitoramento e avaliação.
Motivos para investir em B.I
Esta ferramenta fornece uma maneira diferente de se examinar dados para que você possa entender as tendências e obter informações valiosas sobre seu próprio mercado. Por exemplo, no caso de uma pesquisa, você tem a análise de dados e a consulta de informações necessárias para uma boa tomada de decisão. Além de:
– Possibilitar a distribuição automatizada e publicação irrestrita no formato PDF;
– Ter uma interface totalmente baseada na web para visualização de aplicativos;
– Simplificar que todos os dados extraídos do ambiente transacional sejam armazenados no próprio servidor da aplicação, sem a necessidade de um Armazém de Dados (Data Warehouse);
– Permitir a utilização de tabelas de valor fixo para a criação de dimensões como semestres e regiões;
– Facilitar a geração de informações que cruzam tabelas de banco de dados e arquivos externos, como por exemplo planilhas;
– Possuir a capacidade de imprimir todas as informações visíveis ao usuário na criação de relatórios utilizando os mesmos layouts exibidos na tela.
O futuro do business intelligence
O B.I está em constante evolução, acompanhando a tecnologia e as necessidades do mercado. Conforme as empresas se esforçam para se tornarem organizações impulsionadas por dados, as iniciativas de colaboração e compartilhamento de dados só aumentam.
A visualização de dados será ainda mais essencial para que as pessoas possam trabalhar juntas entre equipes e departamentos. Vários setores, como varejo, seguros e combustíveis, já adotaram o B.I, e outros farão o mesmo a cada ano.
Contudo, ainda há resistência. Podemos perceber que algumas empresas que já adotaram o business intelligence não o aproveitam como deveriam, e outras, ainda enxergam a tecnologia como um bicho de sete cabeças. O B.I não deve ser percebido como mais uma ferramenta de auxílio ao negócio, e sim, como parte central dele.
Conheça nossa solução
Durante o combate contra a pandemia de Covid-19, a Geosaúde esteve envolvida em diversas atividades lideradas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS – SP), que incluíam o desenvolvimento de painéis compostos por dados epidemiológicos, situação da assistência, análise de mapas e ações para gestantes tendo como base os painéis de monitoramento.
Com mais de 19 anos no mercado, a Geosaúde Gerenciadora, empresa especializada em serviços de engenharia na área de T.I com foco na saúde, oferece soluções em tecnologia para a sua empresa ou negócio. Desenvolvemos recursos incríveis, como dashboards e indicadores que facilitam o entendimento sobre a atuação da sua empresa, possibilitando a extração de insights riquíssimos que vão te ajudar a direcionar as decisões de negócio.
Se interessou? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo site.
Gostou deste artigo? Curta e compartilhe com seus amigos.
Imagens: Envato
0 comentário