Sabia que 60% das empresas planejavam acelerar seus investimentos em soluções de Business Intelligence em 2016, de acordo com estudo da Forbes Insights? Outro estudo da consultoria Gartner, previa que a nível mundial, os mercados de B.I e analytics atingissem US$ 22,8 bilhões só em 2020.

Com as constantes mudanças econômicas, o crescente volume de dados e a pressão do mercado por decisões eficazes e rentáveis, o Business Intelligence, ou B.I, tornou- se indispensável para auxiliar os administradores na visualização de cenários complexos e importante item estratégico.

 

Business Intelligence: vantagens para todos

O B.I auxilia na integração e centralização dos dados de negócios. Com isso, é possível que os gestores obtenham uma visão consistente das operações, mais clara e rica em detalhes. Por ser adaptável, ele pode ser usado em diversos setores como: saúde, tecnologia da informação ou educação.

 

Na saúde

A utilização de informações corretas coletadas pelo B.I permite que os gestores definam estratégias de atenção primária, secundária e terciária, bem como a gestão direta de atenção à saúde. A capacidade de extrair vários tipos de relatórios, gráficos e painéis (ou dashboards) aumentou o potencial analítico quantitativo e qualitativo das equipes que realizam tarefas ligadas ao planejamento, monitoramento e avaliação.

 

Motivos para investir em B.I

Esta ferramenta fornece uma maneira diferente de se examinar dados para que você possa entender as tendências e obter informações valiosas sobre seu próprio mercado. Por exemplo, no caso de uma pesquisa, você tem a análise de dados e a consulta de informações necessárias para uma boa tomada de decisão. Além de:

– Possibilitar a distribuição automatizada e publicação irrestrita no formato PDF;

– Ter uma interface totalmente baseada na web para visualização de aplicativos;

– Simplificar que todos os dados extraídos do ambiente transacional sejam armazenados no próprio servidor da aplicação, sem a necessidade de um Armazém de Dados (Data Warehouse);

– Permitir a utilização de tabelas de valor fixo para a criação de dimensões como semestres e regiões;

– Facilitar a geração de informações que cruzam tabelas de banco de dados e arquivos externos, como por exemplo planilhas;

– Possuir a capacidade de imprimir todas as informações visíveis ao usuário na criação de relatórios utilizando os mesmos layouts exibidos na tela.

 

O futuro do business intelligence

O B.I está em constante evolução, acompanhando a tecnologia e as necessidades do mercado. Conforme as empresas se esforçam para se tornarem organizações impulsionadas por dados, as iniciativas de colaboração e compartilhamento de dados só aumentam.

A visualização de dados será ainda mais essencial para que as pessoas possam trabalhar juntas entre equipes e departamentos. Vários setores, como varejo, seguros e combustíveis, já adotaram o B.I, e outros farão o mesmo a cada ano.

Contudo, ainda há resistência. Podemos perceber que algumas empresas que já adotaram o business intelligence não o aproveitam como deveriam, e outras, ainda enxergam a tecnologia como um bicho de sete cabeças. O B.I não deve ser percebido como mais uma ferramenta de auxílio ao negócio, e sim, como parte central dele.

 

Conheça nossa solução

Durante o combate contra a pandemia de Covid-19, a Geosaúde esteve envolvida em diversas atividades lideradas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS – SP), que incluíam o desenvolvimento de painéis compostos por dados epidemiológicos, situação da assistência, análise de mapas e ações para gestantes tendo como base os painéis de monitoramento.

 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=310771

Com mais de 19 anos no mercado, a Geosaúde Gerenciadora, empresa especializada em serviços de engenharia na área de T.I com foco na saúde, oferece soluções em tecnologia para a sua empresa ou negócio. Desenvolvemos recursos incríveis, como dashboards e indicadores que facilitam o entendimento sobre a atuação da sua empresa, possibilitando a extração de insights riquíssimos que vão te ajudar a direcionar as decisões de negócio.

Se interessou? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo site.

Gostou deste artigo? Curta e compartilhe com seus amigos.

Imagens: Envato


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.