Ações da Geosaúde durante a pandemia de Covid-19

Declarada como pandemia no dia 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Covid-19 acometeu um grande número de pessoas no Brasil e no mundo. A doença que surgiu na cidade chinesa de Wuhan, é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e provoca nos seres humanos: tosse, febre, coriza, dor de garganta e falta de ar, podendo ocasionar de quadros leves a graves.

Em um curtíssimo espaço de tempo pessoas e organizações do mundo inteiro precisaram se adequar às novas medidas de proteção contra o vírus. Devido ao grande número de informações e a urgência do cenário na área da saúde, a Geosaúde Gerenciadora esteve presente em diversas ações protagonizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), no combate à Covid-19. Destaque para:

Síndrome Gripal

Desenvolvimento de um painel para gestão de entrada dos pacientes na urgência e emergência de São Paulo nomeados em uma nova ficha denominada “Síndrome Gripal”. O painel era atualizado diariamente duas vezes ao dia pela Geosaúde através de relatórios extraídos do Sistema CROSS.

Alô Mãe

Ações de monitoramento das gestantes munícipes com a realização de entrevistas e orientações sobre a Covid-19. As informações do painel integravam:

– Inserção de perguntas relacionadas à Covid-19;

– Orientações através das enfermeiras da Central de Atendimento do Programa Alô Mãe quanto a frequência das gestantes ao pré-natal;

– Monitoramento específico de gestantes munícipes no último trimestre de gestação consideradas faltosas durante o pré-natal;

– Monitoramento dos recém-nascidos com orientações específicas acerca da Covid-19.

 

 

Sistema Integrado de Visualização de Leitos

Ações de integração com visualização unificada de todos os leitos municipais, realizadas junto à Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Prodam e as Organizações Sociais de Saúde (OSS’s), responsáveis pelos Hospitais Municipais. Dessa forma, a Geosaúde disponibilizou à Coordenação da Regulação do Município/SMS-G um mapa dos leitos dos Hospitais Municipais com detalhamento de dados do paciente, tipo de internação, morbidade e tempo de permanência.

Painel Censo Covid-19

Desenvolvimento de painel para gestão e apresentação das informações inseridas no Censo Covid-19. O painel interativo é composto por dados epidemiológicos, situação da assistência, dados de vacinação e mapas.

 

 

Plano São Paulo

Desenvolvimento de um painel para apresentar as fases do Plano SP segundo dados enviados pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

 

Boletim diário Covid-19

Desenvolvimento do Boletim Diário, com o propósito de automatizar o boletim informado diariamente pela Secretaria da Saúde no portal da prefeitura.

 

 

Boletim diário Covid-19

Desenvolvimento do Boletim Diário, com o propósito de automatizar o boletim informado diariamente pela Secretaria da Saúde no portal da prefeitura.

 

 

Apoio à gestão

Desenvolvimento de um painel contendo o compilado das bases referentes à Covid-19. O Secretário Municipal da Saúde solicitou uma apresentação em Power BI com informações relevantes da doença.

Além dessas e outras ações junto à SMS, a Geosaúde esteve atenta às medidas básicas de prevenção como uso contínuo de máscaras e higienização frequente das mãos.

Vale lembrar que apesar de todas as modificações feitas no nosso dia a dia por conta da pandemia, ela ainda não acabou. O esforço coletivo faz toda diferença para acabarmos com a doença.

Links:

Censo Covid – (http://censocovid19.prefeitura.sp.gov.br)

Boletim diário – Publicado no site da prefeitura de São Paulo no dia 14/06/2021. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=310771

Fonte imagens: arquivos Geosaúde Gerenciadora

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Categorias: blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.