A tecnologia se tornou uma aliada da saúde, revolucionado a relação entre médico e paciente e reforçando a importância de tratamentos inovadores. Com o desenvolvimento constante do setor, é fundamental que os profissionais ligados a essa área estejam atentos e preparados para as mudanças. Nesse sentido, um termo muito utilizado atualmente é o da saúde 4.0.

 

Mas afinal, o que é saúde 4.0? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) traz o seguinte conceito:

“Saúde 4.0 é o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. Assim expandindo o conceito de e-Saúde para incluir consumidores digitais, abrangendo smart-devices e equipamentos conectados à internet. O conceito também abrange outros usos da tecnologia na saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Robótica.”

 

Imagem: Freepik

De acordo com Healthcare Information and Management System Society (HIMMS), apenas 9 hospitais no Brasil são 100% digitais, ou seja, usam as tecnologias para a saúde de forma integral.

 

Agilidade na tomada de decisão

Adotar características da saúde 4.0 significa investir mais em soluções digitais, e consequentemente, levantar informações de forma mais rápida e precisa.

Tudo isso auxilia na hora de realizar análises e identificar casos de riscos. E, quando necessário, promover uma atenção adicional. O objetivo é promover a atenção primária, evitando que as pessoas desenvolvam condições de saúde a ponto de precisar fazer uso das unidades de emergência.

 

Visão além da tecnologia

Soluções como Big Data, modelagem preditiva, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e computação em nuvem já estão sendo utilizadas no campo da saúde e bem-estar e contribuem para que a medicina seja revolucionada.

Porém, o ideal é que se enxergue esse movimento além da tecnologia, que contribui de diversas formas para melhorar os processos. Ou seja, como uma forma de estar mais próximo das pessoas, oferecendo um atendimento mais humanizado e cada vez mais individualizado.

A saúde 4.0 chegou para promover definitivamente a integração entre tecnologia e a medicina. Algumas soluções já estão sendo colocadas em prática e ajudando a aprimorar o monitoramento e indicar ações de prevenção.

 

As oportunidades do uso da tecnologia na gestão municipal

A era da saúde 4.0 também chegou no sistema público de saúde com a implementação de sistemas informatizados de teleatendimento para os municípios.

De acordo com pesquisa realizada em 2020 pela Associação Paulista de Medicina (APM), 90% dos 2.258 médicos consultados afirmaram que o sistema público de saúde poderia ser beneficiado com tecnologias de informação e comunicação de forma a diminuir as filas de espera por um atendimento.

Assim, cabe aos gestores municipais  terem uma visão estratégica direcionada para a possibilidade de ajudar e melhorar a qualidade dos processos e novas formas de atendimento. Os recursos tecnológicos, se usados como aliados à saúde, permitem reduzir custos operacionais das prefeituras e ainda garantem um maior controle gerencial, sendo assim extremamente vantajosos.

O futuro da saúde aponta para um modelo híbrido de atendimento ao munícipe, ampliando a eficácia no atendimento, a redução de custos, colabora com a tomada de decisões, melhora gestão e a viabiliza os investimentos no setor.

 

Conheça a Geosaúde Gerenciadora

Como visto no decorrer deste artigo, a tecnologia é uma grande aliada para a saúde. E isso ficou muito evidente durante o enfrentamento do novo coronavírus.

A Geosaúde esteve presente em diversas ações protagonizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), no combate à Covid-19, como:

– No desenvolvimento de painéis compostos por dados epidemiológicos, situação da assistência, dados de vacinação e mapas;

– Atuou também em ações de monitoramento das gestantes munícipes com a realização de entrevistas e orientações sobre a Covid-19 através de painéis de monitoramento.

 

 

Com mais de 19 anos no mercado, a Geosaúde Gerenciadora, empresa especializada em serviços de engenharia na área de T.I com foco na saúde, oferece soluções em tecnologia para a sua empresa ou negócio. Se interessou? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo site.

 

Gostou deste artigo? Curta e compartilhe com seus amigos.

 

Categorias: blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.